Sábado, 27 de Maio de 2006

Filmes de 2006 - O Código Da Vinci

O Código Da Vinci

O Código Da Vinci, todos falam dele e porque será? Porque motivo, o livro que agora deu origem a um filme, sempre esteve em volta de muita polémica? Porque será que Dan Brown conseguiu conquistar tantos leitores por este mundo a fora? Porque? Não sei!

Talvez eu seja uma das poucas pessoas que andam por ai que ainda não tenha lido o livro. Como sou um fanático a 100% pelo cinema e não tenho por hábito ler, aquilo que normalmente faço quando acontecem situações dessas - livro gera filme - é primeiro ver o filme e se gostar, leio o livro. Pois bem, eu já vi o filme que andou na boca de todo o mundo e creio que vou continuar a ser, uma das poucas pessoas que não leu O Código Da Vinci e que mesmo gostando do filme, não tenciona lê-lo.



Há uns tempos atrás, cheguei a pensar que as pessoas estavam possuídas pelo O Código Da Vinci. Deveria haver qualquer coisa no ar que andava a afectar a mente das pessoas, porque por onde eu andava só via pessoas agarradas ao livro. Era no comboio, no metro, no autocarro, no trabalho, era em todo o lado. Chegava-se ao ponto de eu estar sentado no comboio e todas as pessoas sentadas a minha volta terem o livro na mão. Muitas vezes, por causa dessas situações eu questionava-me a mim próprio: será que o livro é realmente fantástico ou será que é chique ter o livro consigo? Não vou responder a essa questão mas como conheço muitas pessoas que já leram o livro, acho que as opiniões são diversas. Muitos são aqueles que dizem que o livro é fantástico, com uma boa história e muito bem escrito, assim como existem muitos que dizem que o livro não vale nada. Eu como não conheço O Código Da Vinci (o livro) não posso prenunciar-me e por isso, como aquilo que pretendo é fazer a minha análise em relação ao filme, vou tentar esquecer o livro e pensar no filme como sendo um produto original sem ter sido baseado num best-seller.

Em poucas palavras, o filme conta a história do famoso professor Robert Langdon que é chamado ao museu do Louvre, onde um dos curadores foi assassinado, deixando atrás de si um misterioso rasto de símbolos e pistas. Com a sua vida em risco, Langdon desvenda uma série de chocantes enigmas escondidos nas obras de Leonardo Da Vinci, que conduzem a uma sociedade secreta dedicada a guardar um segredo antigo há 2000 anos.



Ron Howard conseguiu reunir neste filme um elenco de luxo onde à cabeça está o grande Tom Hanks. O actor já conseguiu alcançar uma carreira de respeito, com vários pontos altos na sua vida. No entanto, apesar do seu talento ser indiscutível neste filme não houve muitas possibilidades de o demonstrar, fazendo com que as verdadeiras estrelas do filme (na minha opinião) tenham sido Audrey Tautou, Ian McKellen e Paul Bettany. A actriz francesa que todo nos conhecemos d’O Fabuloso Destino de Amélie Poulain interpreta na perfeição a personagem Sophie Neveu. A sua personagem é tão forte que por vezes, acho que apaga um pouco a imagem do actor Tom Hanks, ou melhor, da personagem Robert Langdon que parece um pouco aparvalhada (será que ele também é assim no livro?) Outra personagem também muito forte é sem dúvida nenhuma a de Silas interpretado pelo Paul Bettany. A esse actor, só temos mesmo é que aplaudir porque ele, com o seu monge “fantasma” consegue fazer com que tenha-mos medo da sua presença, assim como também pena. Confesso! Com o Silas arrepiei-me todo. Em relação ao Ian McKellen que este mês esta em dose dupla no cinema como o Magneto no X-Men e como o Sir. Leigh Teabing apenas tenho a dizer que uma vez mais este grande actor deixou-se abrilhantar com o seu talento. Para além deles, o filme conta ainda com a presença de Jean Reno (Bezu Fache) e Alfred Molina (Bispo Manuel Aringarosa).



Em duas horas e meia, o filme andou sempre com a velocidade máxima. Compreendo que talvez não tenha sido fácil compactar toda a história do livro num filme, mas se eu tivesse a tarefa de realizar O Código, com toda a certeza colocaria mais meia hora de filme. Talvez assim, as coisas seriam contadas com mais detalhes. A história esta muito bem contada e dá que pensar. Eu não sou propriamente crente na história de Jesus Cristo e admito que entre a história que todos nós conhecemos a mais de dois mil anos, com a história apresentada neste filme, gosto muito mais da versão do filme e acho até que muitas coisas fazem sentido. Mas isso é indiferente!

Como filme, O Código Da Vinci surpreendeu-me. Verifiquei que não faz qualquer sentido toda essa polémica. É um filme, é uma história. Uns gostam, outros não. E não faz qualquer sentido questionar se a história tem um que de verdade ou não. Eu gostei do filme e acho que esta muito bem feito. Ron Howard esta de parabéns. Conseguiu fazer um filme com muitos mistérios, alguma acção e fez com que as duas horas e meia de filme fossem bem passadas.

Riccardo às 10:40
#
De Borlas e Passatempos a 4 de Março de 2008 às 13:56
É preferível o livro ao filme


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Nome: Riccardo Fornasari
Idade: 25 anos
Adoro... Escrever
Sou viciado em... Cinema
Meu e-mail é... evcine@sapo.pt

Se querem saber mais sobre mim podem sempre enviar e-mails com as vossas questões, sugestões ou comentários...

Trailer e FotoCine - The ...

Filmes de 2006 - O Código...

Filmes de 2006 - X-Men: O...

Estreias da Semana [de 25...

Clip - Entrevista com as ...

Trailer - X-Men, O Confro...

Curiosidades - X-Men O Co...

Clip - TV Spots sobre o X...

Clip - 7 minutos inéditos...

Poster - X-Men (parte 2)

Curiosidades - Os primeir...

Globos de Ouro (à Portugu...

Clip - X-Men (Logan and J...

Curiosidades - O Código D...

Poster / FotoCine / Trail...

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

clip

curioso

dvd

escrever

estreias

filmes 2006

fotos

incrivel

livros

noticias

poster

premios

top

trailer

x-men

todas as tags